Saúde - Segunda-feira, 03 de Janeiro de 2022

COMUNICADO SOBRE A GRIPE H3N2

A Secretaria de Saúde trás orientações a respeito dessa nova Influenza.

COMUNICADO SOBRE A GRIPE H3N2

Em decorrência dos surtos da nova variante do vírus Influenza, conhecida como H3N2, viemos esclarecer algumas questões sobre o assunto e informar a situação em nossa cidade.

De antemão, ressaltamos que não há motivo para pânico.
É necessário apenas seguir as orientações dos órgãos de saúde.

A Secretaria de Saúde explica que:

• O vírus da Influenza é o H3N2 sorotipo Darwin (cidade na Austrália onde foi detectado) tendo maior risco em crianças menores de 5 anos, idosos e portadores de doenças crônicas.

O fato é que devem ser seguidas e mantidas as mesmas recomendações adotadas contra a COVID-19, lavando as mãos, mantendo o distanciamento social e uso de máscaras.

• SÍNDROME GRIPAL EM TEMPOS DE PANDEMIA, É COVID?

Não é bem assim.

Durante o outono e inverno é comum existirem alguns surtos de gripe. Porém, notamos um aumento de casos de síndromes gripais nos pacientes de Bom Jesus dos Perdões.

Não é possível diferenciar a Covid-19 da Gripe H3N2 simplesmente por sintomas, sendo necessária a testagem por exames.

Porém ambos são semelhantes, apresentando: coriza, tosse, febre, dor de garganta, cefaleia e dores no corpo, podendo evoluir com a chamada síndrome respiratória aguda grave, precisando assim de cuidados médicos pelo risco de necessitar de suporte ventilatório específico.

• QUAL A ORIENTAÇÃO E QUANDO DEVO PROCURAR ATENDIMENTO MÉDICO?

Procurar os locais de  PRONTO ATENDIMENTO apenas se estiver com febre persistente acima de 38°C, cansaço ou falta de ar.

Pede-se também que seja podenrada a ida à estabelecimentos de saúde nos demais sintomas pelo risco de disseminação desnecessária.

• QUAL O TRATAMENTO?

O tratamento com antiviral se restringe a populações de risco, sendo que para os demais casos fica sob critério e avaliação médica.

Cuide-se e compartilhe para que essa informação alcance a todos!